quinta-feira, 10 de maio de 2012

A ORIGEM DO TAXIMETRO

Como funciona o taxímetro?

O princípio básico do aparelho é simples: o taxímetro só precisa identificar quando o táxi está parado ou está andando. Em cada uma dessas situações, é registrada uma tarifa diferente. No final, o preço total da corrida vai ser proporcional à distância percorrida e ao tempo parado no trânsito. O que pouca gente sabe é que essa invenção bem bolada já tem mais de um século de idade. Seu nascimento remonta ao tempo das carruagens: em 1891, o engenheiro alemão Wilhelm Bruhn criou um contador para evitar que os cocheiros cobrassem os olhos da cara. Os motoristas não ficaram muito felizes com aquela geringonça que tirava deles o poder de negociação - até então, o valor do transporte era decidido na base do acordo entre passageiro e condutor. A coisa ficou tão feia que alguns cocheiros resolveram "homenagear" o engenheiro Bruhn jogando-o dentro de um rio. Hoje, as tarifas são definidas pelos órgãos públicos de transporte de cada cidade. Há ainda outros custos que podem ser incluídos no valor da corrida. Para transportar bagagens, o passageiro de um táxi paulistano paga 1,80 real a mais. Se a corrida for entre duas cidades, o motorista pode adicionar 50% ao total da conta. É em São Paulo, aliás, que fica a maior frota de táxis do Brasil: são 33 mil carros que transportam, por mês, cerca de 2 milhões de passageiros.

O preço da mordomia Valor da corrida depende da distância percorrida e do tempo que o carro fica parado


FONTE:  WEBSIDE - Mundo estranho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário